Objetivo: promover a discussão da trajetória do cuidado com foco nas práticas, saberes e instituições, priorizando análise de livros, revistas e imagens como objetos de estudo, na perspectiva da história cultural e da cultura visual, tendo por referencial Roger Chatier, Carlo Ginzburg, Aby Warburg, Erwin Panofsky, Ernest Hans Gombrich e outros de aderência, no sentido de estabelecer diálogo interdisciplinar, para a construção do conhecimento.
Objetivo: Possibilitar a discussão do processo histórico de profissionalização da Enfermagem no Brasil; Apoiar estudos de história da Enfermagem, utilizando-se da interlocução com conhecimentos das ciências humanas, particularmente com a História; Comparar o processo de construção da Enfermagem Brasileira com as de outros países; Proporcionar discussões sobre gênero na profissionalização da Enfermagem, nas práticas e saberes das instituições de educação e saúde.
Objetivo: Análise da conduta humana e das representações sociais no campo da saúde. Pesquisas de atitudes e opiniões de alunos, usuários e profissionais da área da saúde. Análises da ética, da produção e da reprodução do saber e da prática da enfermagem à luz das Ciências Humanas.
Objetivo: Promover a discussão do processo histórico de construção da identidade profissional da enfermagem e sua repercussão na sociedade através de estudos de ordem histórica ou com associação de estudos quantitativos, utilizando-se de teorias de comunicação, psicologia, entre outras para sua fundamentação, buscando a melhoria e atualização da imagem social da profissão de enfermagem junto à sociedade, principalmente junto aos alunos de ensino médio, que representam o campo de recrutamento de todas as profissões, através de estudos em profundidade que permitam a estruturação de atividades de marketing ou mesmo do estudo de estratégias de empoderamento entre os profissionais de enfermagem.
Objetivo: Promover estudos relativo a trajetória histórica das escolas de enfermagem e instituições de saúde, assim como dos grandes personagens que contribuíram para a construção destas histórias. Em seu bojo esta linha objetiva dar voz aos personagens pouco conhecidos da história oficial e construir uma história mais democrática.