E-mail: valquiria_paulino@ufj.edu.br
Telefone:
Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás com ênfase em Formação
e Saúde do Trabalhador. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar. Especialista em Docência Universitária, Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Professora Associada do Instituto de Ciências da Saúde -Enfermagem da Universidade Federal de Jataí (UFJ- Goiás). Vice Diretora da Diretoria Acompanhamento e Desenvolvimento e Coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor-Pró Pessoas- UFJ. Vice líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador (NEGEAST -UFJ 2015-2020) Atualmente é Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Educação e Cuidado em Saúde (NEGECS-UFJ). Orientadora de Iniciação Científica; Diretora de Assuntos Científicos e Culturais da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF). Membro do CONSUNI-UFJ. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE- Enfermagem 2010-atualmente). Membro da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn -Go). Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Formação docente e práticas educativas (NUFOPE- UFJ- 2010- atualmente). Membro do Corpo Editorial da Revista Itinerarius Reflectiones (2011- atualmente) Área de Estudos, Pesquisas e Atuação: História da Enfermagem. Gestão
dos serviços de Saúde e Enfermagem. Formação e profissionalização do Enfermeiro. Saúde do Trabalhador. Saúde da Mulher. Educação Inclusiva.
PAULA, C.R., CABRAL, K.B., PAULINO, V.C.P. Evidências sobre a adesão de homens, de 20 a 59 anos, à vacinação da COVID-19, e sua participação nos testes de eficácia da vacina. Contribuciones a Las Ciencias Sociales. v.16,.2023.
PAULA, C.R., CABRAL, K.B., PAULINO, V.C.P. Participação da enfermagem hospitalar em ações de educação permanente em saúde durante a pandemia da COVID-19. Contribuciones a Las Ciencias Sociales. v.16,2023.
PAULINO, V.C.P. Desafios da Prática Pedagógica dos Docentes dos Cursos de Enfermagem. Revista Panorâmica. , v.1, 2021.
PAULINO, V.C. P; PEREIRA, A.C.S.; BARBOSA, M. A. Avaliação da satisfação no trabalho e fatores associados na percepção dos profissionais de enfermagem. Internacional Journal of Development Research. v.9, 2020.
PAULA, C.R., CABRAL, K.B., PAULINO, V.C.P. Evidências sobre a adesão de homens, de 20 a 59 anos, à vacinação da COVID-19, e sua participação nos testes de eficácia da vacina. Contribuciones a Las Ciencias Sociales. v.16,.2023.
PAULA, C.R., CABRAL, K.B., PAULINO, V.C.P. Participação da enfermagem hospitalar em ações de educação permanente em saúde durante a pandemia da COVID-19. Contribuciones a Las Ciencias Sociales. v.16,2023.
PAULINO, V.C.P. Desafios da Prática Pedagógica dos Docentes dos Cursos de Enfermagem. Revista Panorâmica. , v.1, 2021.
PAULINO, V.C. P; PEREIRA, A.C.S.; BARBOSA, M. A. Avaliação da satisfação no trabalho e fatores associados na percepção dos profissionais de enfermagem. Internacional Journal of Development Research. v.9, 2020.
PAULINO, V.C.P. GUIMARÃES, R.C. Atividades Práticas Emergenciais (APES): o retorno a um novo normal In: Atividades Práticas Emergenciais (APES): o retorno a um novo normal.1 ed. Curitiba: CRV, 2023, v.2, p. 41-47.
PAULINO,V.C.P. GUIMARÃES, R.C, Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer: A (in)visibilidade nos projetos pedagógicos dos cursos de saúde In: Educação Especial: reflexões entre o dizer e o fazer.1 ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v.1, p. 169-189.
PAULINO, V.C. P, GUIMARÃES, R.C., PAULA, C.R., CABRAL, K.B. Formação profissional para o Sistema Único de Saúde In: Formação profissional para o Sistema Único de Saúde.1 ed. Belo Horizonte: POISSON, 2022, v.30, p. 175-182.
PAULINO, V.C.P ,GUIMARÃES, R.C, , PAULA, C.R., CABRAL,K.B Participação da Equipe de Enfermagem em Atividades de Educação Permanente em Saúde In: Sociedade, Saúde e o Trabalho em Rede na Comtemporaneidade.1 ed.Rio de Janeiro: Epitaya, 2022, v.1, p. 9-19.
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Educação e Cuidado em Saúde (NEGECS-UFJ).
55