Acadêmico





Cadeira 7: Profa. Dra. Glete de Alcantara

Patrono: Profa. Dra. Glete de Alcantara

Acadêmico: Profa. Dra. Luciana Barizon Luchesi



Profa. Dra. Glete de Alcantara

Nascida em 24 de junho de 1910, em São Sebastiao do Paraiso-MG, Profa. Dra. Glete de Alcântara, por meio da Fundação Rockefeller, graduou-se enfermeira na Universidade de Toronto, Canadá. Lecionou inicialmente na atual Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Brasil; fez Licenciatura em Ciências Sociais na mesma universidade; com bolsa da Fundação Kellogg, em 1951, obteve o grau de Master of Arts, no Teachers College, da Universidade Columbia, New York; foi indicada para criar e dirigir a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, onde permaneceu por quase duas décadas como diretora. Sua atuação marcante na Associação Brasileira de Enfermagem só findou com sua morte, em 1974. Modelo de liderança e dedicação à classe da Enfermagem, Glete de Alcântara deixou um grande legado de luta em prol da Enfermagem.

Imagem: Profa. Dra. Glete de Alcantara, centro de memoria EERP-USP. Provável Fotografo Tony Miyasaka.

Referências: 

CAMARGO, R. A. ; LUCHESI, L.B. ; PORTO, F. ; NETO, M. ; MAZZEIRO, A.S. ; LIMA, C. C. C. A. . Tarsila do Amaral and Glete de Alcântara: history in art and photography. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 73, p. 1, 2020.

LUCHESI, L.B.; SANTIAGO, E. S. ; OGUISSO, T. . Glete de Alcântara: legado centenario de la enfermería brasileña. CULTURA DE LOS CUIDADOS, p. 97-108, 2019


Profa. Dra. Luciana Barizon Luchesi

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Licenciada em História, pelo Centro universitário Barão de Mauá, com Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela EERP-USP. Possui mais de 19 anos de envolvimento em estudos na linha de História da Enfermagem. Atualmente é Professora Doutora 2 da EERP-USP, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, onde também atua como docente de História da Enfermagem, desde 2009. Participou da diretoria da ABRADHENF, desde sua criação (2010-2023), com os seguintes destaques: Primeira Vice-Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem ABRADHENF (2014-2020), Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem ABRADHENF (2020-2023),  Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em História da Enfermagem – (LAESHE), cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq.

Atualmente e professora visitante e bolsista Fapesp de Pós-doutorado junto a Escola de Enfermagem da Universidade da Virginia-EUA (2024-2025)

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7282-109X

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1893940220209526

23 de Setembro de 2024